Cultivos Horta Jardinagem

Como fazer adubo caseiro com casca de ovo

Além de naturais, as cascas dos ovos também são ricas em nutrientes. Se gosta de cultivar vegetais em casa e tem dificuldade em encontrar fertilizantes baratos (e não envenenam os seus animais), a casca do ovo é uma boa escolha porque é rica em cálcio, potássio e magnésio, que são extremamente importantes para a nutrição. Desenvolvimento do solo e da planta.

Você sabia?

Ao serem colocadas diretamente no solo, as plantas obterão todos os nutrientes necessários por meio da natureza. Quando crescem na bacia, sob intervenção humana, precisam estender uma mão amiga ao universo para permitir que essas substâncias cheguem às raízes por meio da fertilização.

É aqui que entra o nosso cone de vitamina! Aprenda as maneiras certas de aproveitá-los ao máximo:

  1. Em primeiro lugar: a epiderme deve estar completamente seca, sem qualquer resíduo de clara ou gema de ovo no seu interior. Para isso, aqueça-os ao ar livre, em contato com o sol ou mesmo no forno;
  2. Moa a casca no liquidificador ou processador de alimentos. Espalhe o pó, usando uma proporção de 1 grama por quilo de solo. Cuidado para não colocar casca demais para tornar o solo muito alcalino, porque tem muito cálcio – além de não ajudar, vai atrapalhar a maturação da planta;
  3. Outro bom método é colocar toda a casca diretamente no solo e enterrá-la no vaso ou próximo às plantas já em crescimento;
  4. Se o ovo tiver sido partido ao meio, uma ideia é encher cada parte da casca com terra, plantando as sementes diretamente nelas. Quando germinarem, transfira o broto com as cascas para o chão ou vaso. As cascas servirão como fertilizante enquanto as plantas crescem.

A vantagem dos fertilizantes naturais é que não empobrecem o solo e nem destroem a plantação a longo prazo. Mas atenção! O adubo de casca de ovo deve ser usado apenas a cada 6 meses, justamente para evitar o excesso de cálcio no solo, que citamos anteriormente. Eita, substância poderosa!

3 comentários

  1. Eu gostaria muito de aprender a plantar de tudo porque qualquer coisa que planto, seja flor, fruto ou folhas morrem por falta ou excesso de água ou sol.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.