Animais

Aprenda a criar galinhas poedeiras

Quer começar um negócio com galinhas poedeiras, mas não sabe como? Nesse sentido, o primeiro passo é conhecer as principais variedades e decidir qual é a melhor para sua área, espaço disponível e suas necessidades.

Preparamos este artigo para mostrar as principais raças de galinhas poedeiras do mercado, ajudá-lo neste processo de seleção e apresentar dicas de como criar essas galinhas.

Portanto, ao começar a produzir e vender ovos, a escolha da raça afeta diretamente seus lucros, tempo de produção e gastos com a pecuária.

Ao conhecer cada raça, você aprenderá como elas são e como funciona o processo de manutenção e criação de cada raça.

Principais características das galinhas poedeiras

As galinhas poedeiras são aves utilizadas para a produção de ovos e, quando utilizadas comercialmente, a seleção é muito rigorosa. Isso porque os ovos são um alimento rico em vitaminas, proteínas e gorduras.

Pense nisso, os ovos só perdem para o leite materno em termos de aminoácidos. Portanto, as galinhas poedeiras precisam estar bem preparadas e ter as características físicas necessárias para a postura dos ovos.

Afinal, as galinhas poedeiras geralmente são selecionadas aos 7 meses de idade e, à medida que as galinhas se tornam improdutivas, elas devem ser descartadas para evitar danos.

As galinhas poedeiras podem ser criadas livremente em quintais, quintais, fazendas, ranchos e fazendas. Mas quando se trata de escala comercial, a criação geralmente ocorre em casas de pássaros, no chão do galinheiro ou em gaiolas coletivas ou individuais.

Como identificar as melhores galinhas poedeiras

As galinhas poedeiras têm pentes e barbela vermelhos brilhantes e põem ovos grandes, elásticos e quentes.

Nas galinhas não reprodutoras, as cristas e barbelas tornam-se mais firmes, menores e têm uma cor “mate”.

Quando começam a pôr ovos, as galinhas começam a perder o pigmento existente nas pernas, bicos e pele.

Essa perda ocorre de tal forma que é possível determinar com precisão há quanto tempo a ave começou a botar ovos.

Alimentação para galinhas poedeiras

Independentemente do tipo de pedigree da ave poedeira, os criadores devem escolher o tipo a ser criado para que os ovos brancos e vermelhos possam ser vendidos. A camada leve produz ovos brancos e a camada pesada produz ovos vermelhos.

As galinhas poedeiras devem comer 41 gramas de ração por ovo. Por exemplo, por cálculo, uma ave de 1,6 kg precisa de 0,0623 kg de comida por dia. Isso significa 23,25 kg de alimentos por ano.

Vários nutrientes são essenciais para o bom desenvolvimento das galinhas poedeiras, como: cálcio, fósforo, lisina, proteína e metionina.

Caso em questão: Se não for criado adequadamente, pode haver muitas perdas, desde a redução do número de ovos até a paralisação da produção.

O sorgo é o quinto maior grão do mundo, depois do trigo, arroz, milho e cevada. No Brasil, onde é utilizado na nutrição animal, sua produção aumentou quase 10 vezes nos últimos 30 anos.

O consumo de ração das galinhas poedeiras é determinado pela linhagem. No entanto, dependendo do estágio de criação e do ambiente de criação, alguns aspectos do plano de nutrição precisarão ser ajustados.

Principais raças de galinhas poedeiras

Então agora que você já sabe mais sobre as galinhas poedeiras e suas características, vamos apresentar as principais raças para quem deseja iniciar essa atividade ou expandir sua produção.

Paraíso de Pedrês

É uma das raças de galinhas poedeiras que ganham peso com facilidade devido à sua alta capacidade de produção: cerca de 350 ovos por ano.

Pode pesar até 7kg e tem penas cinzentas e amarelas. Não é uma variedade natural. Afinal, é obtido cruzando diferentes raças e melhorando geneticamente suas características.

Galinha legorne

Esta é sem dúvida uma das raças de galinhas poedeiras mais famosas e populares do mundo.

Sua capacidade de produção é alta: cerca de 300 ovos por ano. Mas é uma raça que requer monitoramento constante, além de ser criada em confinamento.

Galinha silver-spangled

A raça é originária da Alemanha e é utilizada principalmente para a produção de ovos, embora seja uma galinha relativamente pequena, pesando cerca de 4kg na idade adulta.

Ela é branca com manchas pretas e sua capacidade de produção é de 200 a 230 ovos por ano.

Galinha sex link

Esta raça foi criada especificamente para a postura de ovos. Por ser mestiça, seus resultados variam de geração para geração, mas pode produzir até 300 ovos por ano.

Tem penas marrons e pesa até 5 kg. Dependendo do método de criação, a produção de ovos certamente será afetada negativamente ou positivamente.

Galinha australorp

Além disso, de todas as raças já mencionadas, as galinhas australorp têm a menor produtividade e são galinhas relativamente pequenas.

Quando adultos, seu peso médio é de 3 a 4,5 kg e são muito rápidos. Sua plumagem é toda preta, com coroa e face vermelhas.

Galinha new Hampshire

A raça é mais utilizada em cruzamentos interespecíficos, principalmente para criação de galinhas para abate. Sua capacidade de produção é de cerca de 220 ovos por ano.

É uma raça pequena e pesa entre 2,9 e 3,6 kg quando adulto. Suas penas são vermelhas e sua cauda é preta.

Galinha de turken

A raça é muito utilizada no Brasil para híbridos, mas originada na Transilvânia.

Comumente conhecidos como “pescoço nu”, eles não têm penas nesta área e são uma boa opção em regiões mais quentes.

É uma raça pequena e pesa entre 2,9 e 3,8 kg. Sua capacidade de produção é de cerca de 180 ovos por ano.

Depois disso, é necessário tomar uma série de medidas sobre o meio ambiente, principalmente a criação de galinhas poedeiras.

4 comentários

  1. Oi amei as dicas e tbm conhecer mais sobre raças de galinha.Gostaria de uma dica o que fazer quando começam a comer ovos?já dei cálcio mas continuam a bicar os ovos

  2. Gostei muito e, gostaria de aprender muito mais. Tenho galinhas e pretendo fazer deste um pequeno negócio posso contar com a vossa ajuda? Obrigada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.