Jardinagem

Como salvar uma orquídea moribunda? Dicas e conselhos úteis

Flores são sempre bem vindas em nossas casas. Eles são apreciados por suas cores vivas e sua fragrância, mas sua manutenção nem sempre é fácil. As plantas com flores precisam de água e uma exposição adequada à luz. Se você não fornecer o que eles precisam, eles podem morrer. As orquídeas não são exceção. Essas flores de interior podem murchar ou secar sem manutenção adequada. Se você não tem um polegar verde, neste artigo explicamos como salvar suas flores e dar-lhes uma segunda vida.

Sua orquídea está prestes a morrer? Não se preocupe, você pode recuperá-la e ajudá-la a florescer novamente com gestos simples. Contamos-lhe tudo neste artigo.

Por que minha orquídea está morrendo?

As orquídeas são plantas com flores fáceis de cultivar, mas com necessidades específicas, como luz, rega e umidade. Se essas necessidades não forem atendidas, sua planta pode morrer.
A especialista em jardinagem Melissa Strauss explica por que uma orquídea pode murchar ou morrer.

Flores de orquídeas sobre a água

A principal razão para a murcha das orquídeas é a rega excessiva. O excesso de água sufoca as raízes. Estes precisam de boa circulação de ar. É melhor deixar sua planta secar entre duas regas. Além disso, opte por um solo drenante que promova a circulação de ar ao redor das raízes, para evitar a estagnação da água e o apodrecimento das raízes. Além disso, se as folhas da sua orquídea amarelarem e caírem, há uma boa chance de que suas raízes estejam podres.

Rega insuficiente e folhas murchas

Se o excesso de água for um problema, esteja ciente de que mesmo a submersão pode matar sua planta. As orquídeas não gostam de excessos. Quando falta água, suas folhas ficam flácidas, enrugadas e murchas. Para saber se sua orquídea está desidratada, verifique suas raízes. Quando secas, tornam-se cinzentas e quebradiças. As flores então secam e murcham.

Baixa umidade

As orquídeas são plantas tropicais que gostam de umidade. Um nível de umidade entre 60% e 80% é recomendado para orquídeas. Os sintomas de falta de umidade são semelhantes aos de rega insuficiente.

Alta exposição à luz solar

As orquídeas gostam de luz forte, mas não gostam de exposição à luz solar direta. O sol direto pode queimar a folhagem da sua planta. As folhas queimadas morrem e não é mais possível recuperá-las.

Como saber se minha orquídea está morta?

Se você perceber que as folhas da sua orquídea estão começando a cair ou que sua planta não está mais produzindo flores ou folhas, isso não significa necessariamente que sua planta está morrendo. De fato, quando as orquídeas entram em um período de repouso vegetativo, sua aparência muda. Sua planta pode parecer morrendo para você, quando está apenas descansando! O período de dormência ocorre logo após a floração. Esta é uma fase normal e natural do ciclo da orquídea. Quando a orquídea está dormente, seu crescimento diminui. É então aconselhável reduzir a rega e parar qualquer contribuição com estrume.

Para saber se sua orquídea está morrendo ou bem, verifique 3 coisas: as folhas, a coroa e as raízes.

As folhas: verifique sua aparência. Se forem resistentes e de um verde levemente pálido, sua planta está indo bem. Você deve se preocupar se notar manchas amarelas ou marrons incomuns nas folhas. Isso pode significar que sua orquídea foi infectada por um vírus. E como não há cura para o vírus da orquídea, sua planta pode morrer.

A copa: é a parte da planta que liga as folhas e as raízes. Em uma orquídea saudável, a coroa é firme ao toque. Se você notar que está começando a escurecer e ficar mole ou mole, sua orquídea está morrendo.

As raízes: quando uma orquídea está saudável, suas raízes aéreas ou enterradas no solo são verdes ou brancas. Se ficarem marrons ou pretas, sua orquídea está morrendo.

Como salvar uma orquídea moribunda ou murcha?

Para reviver sua orquídea, você precisa criar novamente as condições para seu ambiente natural. Isso lhe dará uma segunda vida e estimulará uma nova floração. Veja como salvar sua orquídea moribunda, seca ou murcha.

Salve uma orquídea que morreu devido ao apodrecimento das raízes

Se as raízes apodrecerem, significa que você teve uma mão pesada ao regar sua planta. Aqui está o que você pode fazer para salvá-la.

  1. Retire delicadamente a orquídea do vaso e retire a terra grudada nas raízes;
  2. Se você perceber que ainda há raízes saudáveis ​​​​ou que as raízes não estão todas moles, significa que você ainda tem chance de salvar sua planta;
  3. Corte as raízes podres com tesouras de poda;
  4. Polvilhe levemente um fungicida nas raízes restantes e no nível dos cortes. Você pode usar enxofre em pó para isso;
  5. Deixe as raízes secarem ao ar e, em seguida, replante a orquídea em um novo vaso. As orquídeas não gostam de qualquer solo. Este deve ser drenante, com bolsões de ar, para favorecer a circulação deste. Seu meio de cultivo deve consistir em casca, turfa ou carvão. Esses materiais permitem uma melhor circulação de ar para as raízes. Certifique-se de replantar sua orquídea em um vaso higienizado, livre de fungos. Você também pode optar por um vaso de terracota, que é adequado para orquídeas.

Revivendo uma orquídea desidratada e seca com um banho

Para reviver sua orquídea desidratada devido a rega insuficiente, siga estes passos simples.

  1. Encha uma bacia com água em temperatura ambiente e mergulhe nela o vaso da sua orquídea. Certifique-se de que apenas as raízes fiquem submersas na água, pois a água acumulada na folhagem pode causar o apodrecimento das folhas;
  2. Deixe as raízes de molho em água por 20 a 30 minutos;
  3. Retire a panela da bacia e deixe escorrer;
  4. Repita esta operação quando o solo secar completamente, depois banhe sua orquídea apenas uma vez por semana.

Salvando uma orquídea que carece de umidade

Sua planta tropical precisa de umidade. Você pode instalar um umidificador no cômodo em que sua orquídea está, mas se estiver preocupado em aumentar a umidade do ambiente   e estimular o crescimento de fungos,  pode usar este truque simples.

  1. Pegue uma bandeja com água;
  2. Coloque pedras ou cascalho sobre ele;
  3. Coloque sua panela na bandeja de cascalho molhado.

O objetivo de ter pedras é elevar o vaso acima do nível da água, para que sua orquídea consiga umidade suficiente, sem que suas raízes fiquem encharcadas de água.

Dica extra: Para resolver esse problema de umidade, basta colocar sua orquídea no cômodo mais úmido da casa, como o banheiro. Esta planta também irá ajudá-lo a reduzir a umidade nesta sala.

Salve uma orquídea queimada pelo sol

Se sua orquídea for afetada pela luz direta do sol, é aconselhável monitorar todas as suas folhas nos próximos dias. As folhas queimadas podem secar ou, paradoxalmente, desenvolver áreas podres que podem se espalhar e afetar toda a planta. Se você detectar podridão nas folhas, pode-as com uma tesoura afiada e desinfetada. Corte as folhas o mais próximo possível da base da planta. Em seguida, polvilhe as partes cortadas com um fungicida.

Como manter uma orquídea e estimular sua floração? Cuidado fácil para ter novos brotos e fazer sua planta florescer novamente

Para cuidar de sua orquídea e mantê-la com sucesso, bastam gestos simples.

  • As orquídeas precisam de água uma vez por semana. Deixe o solo secar entre duas regas;
  • Coloque sua orquídea em um local claro, evitando a luz solar direta. Você pode colocá-lo no parapeito de uma janela voltada para o leste ou oeste;
  • Pulverize a folhagem da orquídea a cada 2-3 dias;
  • Fertilize sua planta com um fertilizante especial para orquídeas da primavera ao outono.

Graças a este mini guia, você poderá salvar sua orquídea moribunda ou seca e aumentar sua floração.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.