Jardinagem

Rabo de burro: dicas sobre como cultivar esta suculenta

O gênero sedum inclui cerca de 350 espécies, das quais a mais popular é Sedum Morganianum, comumente conhecida como “rabo de burro”.

Rabo de burro é uma planta sedum, nativa do México e Honduras, perene, suculenta, com hábito pendente, até 1,5 metro de altura.

Suas folhas suculentas cobrem completamente os caules em forma de lança, e a cor pode variar entre amarelo pálido ou verde-azulado.

Flores em forma de estrela rosa a vermelho florescem no verão.

A suculenta rabo de burro é uma suculenta que pode crescer em clima ameno ou quente, mas não tolera temperaturas muito baixas.

Como plantar rabo de burro

Plantar suculenta rabo de burro é muito simples, passo a passo:

passo 1

Em um vaso de sua escolha (com furos de drenagem), coloque uma mistura dos seguintes substratos: húmus de minhoca e areia na proporção de 4:1.

Passo 2

Coloque a muda no centro do vaso e cubra ao redor da muda com o substrato restante, deixando pelo menos 1,5 cm de espaço nas bordas para que você possa regar sem transbordar.

Passo 3

Regue até que a água saia pelos orifícios de drenagem e, em seguida, quando o substrato estiver seco.

Dicas para plantar rabo de burro

Luminosidade

As suculentas precisam de pelo menos quatro horas de luz natural por dia e evitem as horas do meio-dia, pois a luz solar intensa pode queimar as folhas.

O ideal é mantê-los em uma área semi-sombreada, longe da luz solar direta.

Como regar

Esta suculenta é muito sensível ao excesso de umidade no solo, pois as raízes apodrecem.

O melhor é considerar as condições ambientais, se houver alta temperatura e baixa umidade do ar, deve-se regar com frequência toda semana, e prestar atenção na rega quando perceber que o solo está secando.

Não há necessidade de regá-la no inverno, mas se você acha que sim, regue uma vez por mês. Não se esqueça que uma das características desta planta é a sua resistência à seca, pois armazena água nas folhas.

Adubação

Fertilize na primavera ou no verão, de preferência com um fertilizante solúvel 10-10-10 que contenha partes iguais de nitrogênio, fósforo e potássio.

Pragas

As principais pragas que encontraremos no rabo de burro carnudo são cochonilhas, cochonilhas crustáceos, caracóis, alguns fungos e bactérias, além de um evento chamado podridão de base.

A suculenta rabo de burro é uma planta resistente a pragas, embora possa ser atacada por pulgões ou caracóis. Todos podem ser controlados com inseticidas ou removidos manualmente.

Para controlar a infestação dessas pragas, mantenha as plantas em locais altos. O que realmente deve ser lembrado é que o excesso de água irá murchar, descolorir as folhas e rapidamente apodrecer as raízes e causar a morte da planta.

Como fazer muda de rabo de burro

Para fazer uma muda de qualquer suculenta, basta pegar uma folha ou galho e colocá-lo no chão com o bulbo voltado para baixo. Você não precisa enterrá-lo ou colocar terra nele, ele fará o trabalho por conta própria. Além disso, não enterrá-lo garante que ele não apodreça no subsolo.

Usando um rabo de burro suculento, o procedimento será o mesmo. Para propagar esta suculenta, use os dedos para remover cuidadosamente as folhas mais velhas, espaçadas para que os galhos não fiquem muito nus.

Deixe secar por algumas horas para formar uma película sobre o corte, depois coloque-o em areia, casca de arroz carbonizada ou perlita com um pouco de umidade para manter o cultivo protegido.

Depois de um tempo, você notará novas folhas se formando ao redor dele, o que indica que ele está enraizado.

Em seguida, transplante em vasos com o mesmo tipo de mistura de plantio já recomendada.

Rabo de burro no paisagismo

A característica desta suculenta é que quando você a planta, ela começa a crescer em uma planta ereta e depois começa a se transformar em uma suculenta pendurada.

É por isso que é altamente considerada uma planta ornamental, perfeita para decorar espaços interiores. Ótimo para plantar em vasos suspensos, acentuar folhas penduradas ou simplesmente plantar com outras suculentas e cactos.

O rabo de burro é uma das plantas penduradas mais cultivadas devido ao seu fácil crescimento e belas flores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.