Jardinagem

Como manter uma orquídea e fazê-la florescer novamente: o guia passo a passo

Ter plantas e um toque de verdura em casa… Que felicidade! Mas eu não tenho um polegar verde e olho com desolação para minha orquídea murcha… Ela nunca mais florescerá… Errado! Confiamos a você conselhos para sua manutenção e você dirá olá novamente à sua orquídea! Vá para uma sessão de jardinagem… Revele seus dons ocultos de jardineiros iniciantes…

Não há nada mais desanimador do que assistir ao declínio de uma maravilhosa orquídea. Mas, deixamos de nos lamentar e mostramos força de vontade… Não há como deixar esta flor tropical murchar, que precisa de cuidados… E principalmente em termos de rega. Sim, mas então como?  Para estimular a floração e mantê-la saudável, respeitamos essas regras simples e vemos nossa linda orquídea florescer novamente!

Dicas e conselhos: Como você deve cuidar de uma orquídea para manter adequadamente suas flores e caules murchos?

Você sabia? As flores da orquídea geralmente duram até três meses. A manutenção precisa e meticulosa é, portanto, a chave para que ela floresça novamente. Rega, exposição, fertilização… Em suma, todas as condições devem ser reunidas para lhe dar a chance de florescer novamente. Explicaremos como proceder…

1- Cortamos as raízes secas e os caules deflorados ao nível do botão

Sua orquídea está começando a murchar, que horror! Não entrar em pânico! Primeiro nos livramos das flores desbotadas e dos caules secos e amarelos. Porque, um caule pode florescer duas a três vezes. Para isso, são utilizados instrumentos adequados e esterilizados, como tesouras de poda.

Em seguida, corte delicadamente as raízes e caules secos acima de um botão. Alegrar! Demos o primeiro passo para encontrar uma planta radiante e florida. 0n então evita regar a planta por quinze dias…

2- Oferecemos à planta um ambiente úmido e luminoso

Nunca podemos lembrá-lo o suficiente, mas a orquídea sempre precisa de uma atmosfera úmida para prosperar. Portanto, não hesitamos em borrifar sua folhagem, uma vez ao dia. Sim, mas… Cuidado, porém, com a rega excessiva!

Uma vez por semana, o pote é umedecido, tendo o cuidado de esvaziá-lo após cada operação. Preferimos água não calcária, conforme recomendado pelo site de jardinagem monjardinmamaison. Dica em +: observamos as raízes. Se eles parecem sombrios, é hora de regar!

Caros leitores, uma orquídea prefere áreas úmidas e tem medo do calor. Então, se você colocou em um canto muito ensolarado ou próximo a um radiador, está cometendo um grande erro! Mova-o rapidamente para perto de uma fonte de luz, mas ligeiramente esmaecida.

Portanto, se a orquídea não florescer há meses, ela é colocada em uma sala com temperatura de 15° por várias semanas. Assistiremos então ao milagre da orquídea!

3- Escolhemos o fertilizante certo… Fazemos a orquídea recomeçar!

E para fazer uma orquídea florescer novamente, fazemos a escolha certa do fertilizante, esse é o segredo, queridos jardineiros iniciantes! sim, mas… existem algumas regras simples a seguir:

  • Reduzimos a ingestão de minerais e optamos por produtos específicos para orquídeas. Apostamos que você não sabe!
  • Evite overdose! Diluímos os produtos e alternamos entre fertilizantes nitrogenados e fertilizantes ricos em potássio. Você também não sabia disso!
  • O que temos que fazer agora? remover as raízes secas, é claro! Esperamos 15 dias antes de adicionar fertilizante.
  • Esta operação é repetida a cada dez dias no verão e a cada mês no inverno. E agora, se depois disso sua orquídea não viver mais….

4- Replante a orquídea para promover o crescimento

Você pode não saber! Mas replantio é um passo essencial na preservação de sua orquídea. Depois de três anos, trocamos o pote dele, sim! Optamos então por um vaso maior e decoramos o composto da orquídea com fibra de coco, casca de pinheiro, lã de rocha ou até perlita.

O que temos que fazer agora? Plantamos a orquídea, cobrimos as raízes e pronto!

Orquídea Bambu, Cymbidium, Dendrobium, Phalaenopsis: Como posso fazer minha orquídea florescer rapidamente?

Quer salvar uma orquídea e fazê-la florescer novamente? Contamos com fertilizantes naturais. Sim, mas o que escolher? Temos várias opções! Você sabia que a casca de banana é rica em vitaminas B6 e C, mas também em sais minerais como potássio ou magnésio? Então, por que se privar disso! Vamos tentar o experimento?

  • Deixe as cascas de banana de molho em uma tigela com 2 litros de água.
  • Esperamos cerca de 48 horas.
  • Em seguida, é utilizada como água de irrigação. É muito nutritivo para a planta!

Dica em +: é o mesmo para as cascas de ovos que são ricas em cálcio e potássio.
Amassamos e espalhamos o adubo no pé da orquídea. É simples não é?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.