Jardinagem

Suculentas diamante aprenda como cuidar desta pequena jóia

A Diamond Succulent é uma espécie nativa do México que tem chamado a atenção por suas folhas facetadas que parecem ser lapidadas em gemas.

Pachyphytum compactum é uma suculenta da família Crassulaceae cuja característica mais marcante é que suas folhas são organizadas em forma de rosetas. A espessura das folhas é muito densa, variando de redonda a cilíndrica, com ápice afilado e nervuras brancas que se combinam para dar uma interessante aparência facetada.

Pode variar em tamanho de 3 a 5 cm, porém, se bem cuidada, pode chegar a 40 cm através de galhos na base do caule.

As suculentas diamante variam em cor e forma de verde claro a cinza claro com pontas avermelhadas, mas podem variar dependendo da variedade e clima, tendendo a ser mais verdes e alongadas em meia sombra, e mais abundantes em pleno sol Coloridas e compactas. seca.

Floresce ocasionalmente, com flores amarelas, laranja ou rosa em forma de sino aparecendo acima das folhas.

Como cuidar de suculentas diamante

O cultivo de Pachyphytum compactum não é muito diferente da maioria das suculentas.

Vaso

É importante que os vasos tenham uma boa camada de drenagem composta por cascalho, argila expandida ou fragmentos de telha. Para evitar o acúmulo de água durante a irrigação, é aconselhável evitar o uso de louças embaixo do vaso.

Solo

O solo precisa ser bem drenado, de preferência arenoso. Misturas caseiras podem ser preparadas contendo partes iguais de solo superficial e areia grossa. Para quem prefere praticidade, existem substratos adequados para o cultivo de cactos e suculentas, vendidos em lojas especializadas.

Luminosidade

A suculenta diamante pode ser exposta à luz solar direta, mas também pode tolerar sombra parcial, desde que haja muita luz indireta. Se houver luz insuficiente, as suculentas de diamante ficarão amarelas e perderão seu caráter compacto.

Neste caso, cresce rapidamente, procura mais luz e torna-se esbelta e alongada. Para esses casos, costuma-se usar o jargão das plantas de pescoço.

Rega

Em relação à rega, suas folhas gordinhas retêm muita umidade, portanto, para evitar o apodrecimento das raízes da planta, você pode fazer o seguinte:

Evita que a água atinja toda a planta, condição que pode levar ao acúmulo nos espaços entre as folhas, aumentando a chance de apodrecimento pelo excesso de água. A exposição das folhas a fertilizantes e pesticidas químicos também pode prejudicar sua aparência.

Independentemente da frequência, uma nova rega só deve ser feita quando o substrato estiver completamente seco.

Fertilização

Duas vezes na primavera e uma vez no verão, dilua bem com adubo orgânico, fertilizante para cactos ou NPK 10-10-10 com água (duas vezes a quantidade recomendada na embalagem).

Poda

Os produtores costumam usar poda agressiva, muitas vezes chamada de decapitação, para reparar a aparência de suculentas crescidas, tornando-as mais compactas. Simplesmente corte o topo da suculenta de diamante, espere um dia para a ferida cicatrizar e plante-a sozinha. A parte decapitada continuará a se desenvolver, disparando novos brotos.

Preocupações estéticas à parte, esta é uma boa escolha para dobrar os diamantes carnudos. Após este processo de poda drástica, a planta deve ser mantida em um local mais fresco até que se enraíze adequadamente. Após esse tempo, ela deve retornar a uma área bem iluminada. Caso contrário, as plantas correm o risco de amarelar novamente.

Como fazer muda de suculenta diamante

Para fazer mudas da suculenta, existem duas possibilidades:

A partir das folhas

Para fazer mudas de folhas, você deve selecionar folhas saudáveis ​​da planta, retirá-las e manter as folhas em um substrato suculento, sem regar por 4 dias para que a planta comece a criar raízes. Você deve replantar as mudas em novos vasos somente depois que os brotos surgirem e as folhas primárias que se originaram das mudas secarem.

A partir do caule

Para fazer mudas suculentas a partir dos caules, assim que as plantas apresentarem novas mudas no caule central, você pode podar essas mudas e plantá-las em outros vasos. É importante aplicar canela nas partes cortadas da planta original para ajudá-la a curar e prevenir a contaminação por fungos.

Dica: Para que suas suculentas diamante tenham mais chances de florescer, o ideal é mantê-las em pleno sol.

Manuseio da suculenta diamante

Uma planta única que é dura como pedra, mas extremamente delicada. Muito cuidado deve ser tomado ao manusear a espécie ao replantar e dividir, pois suas folhas podem cair facilmente. No entanto, cada folha solta é uma excelente forma de espalhamento que deve ser utilizada.

As suculentas de diamante crescem lentamente a moderadas, mas vale a pena ter essa pequena joia em sua coleção de suculentas. Sua textura e cores diferentes são uma ótima combinação para outras espécies, podendo até formar tapetes densos em vasos e vasos, decorados com pedrinhas para realçar sua folhagem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.