Cultivos

Aprenda a cultivar uvas em casa: passo a passo

Uvas bonitas e deliciosas não são apenas adequadas para comer, fazer suco e vinho, mas também uma bela planta ornamental.

As videiras devem ser plantadas no início da primavera e geralmente colhidas no final do verão e início do outono, o que varia de acordo com o país. Mas lembre-se, também é importante podar as uvas no final do inverno.

As videiras não apenas produzem frutas doces e versáteis, mas também adicionam drama a um jardim ou paisagem.

Vale ressaltar que suas árvores frutíferas crescem vigorosamente, desde que devidamente podadas, podem frutificar facilmente por alguns anos após o plantio, podendo até crescer por 30 anos.

Mas certifique-se de comprar mudas de um viveiro respeitável. Plantas vigorosas anuais são as melhores.

No caso das mudas menores, às vezes mais fracas, de cerca de um ano de idade são frequentemente retidas pelo viveiro para crescer mais um ano e então são vendidas como estoque de dois anos.

Sempre obtenha estoque certificado livre de pragas quando possível.

Como plantar

As mudas de uva devem ser plantadas no início da primavera após a última data de congelamento. Estas videiras são frequentemente compradas como plantas dormentes e raízes.

A coisa realmente boa é que a maioria das variedades de uvas são muito férteis. Pergunte ao comprar videiras se você precisa de mais de uma planta para polinização. Para o solo, procure um local ensolarado.

Se você não tem sol pleno, certifique-se de pegar pelo menos sol da manhã. Sombras da tarde não vão doer. Seu solo precisa ser profundo, bem drenado e solto. As mudas precisam de algum tipo de suporte para crescer para cima.

Isso também reduzirá o risco de doenças. É necessário um bom suporte ao plantar mudas. Uma boa opção é uma treliça ou até mesmo um mandril sólido. No caso de um caramanchão, pode ter 2, 4 ou 6 postes, dependendo se está ligado à casa ou a outras estruturas da plantação.

Para a parte superior pode ser fixada com ripas de madeira de cerca de duas polegadas por quatro polegadas que mantêm o mandril junto e coberto com peças de madeira de cerca de uma  polegada por duas polegadas para criar o trabalho de treliça para as videiras crescerem mais fortes.

Plante suas uvas, uma por poste, e escolha o poste mais forte. Você deve deixá-lo crescer até o topo do poste em seu primeiro ano, prendendo-o ao poste à medida que cresce. Mas para isso, você está com pouco espaço livre, tente cultivar uvas em estacas.

Adicione uma estaca resistente a um lado da videira e prenda-a firmemente. Tente manter as videiras crescendo verticalmente. E também deixe a videira crescer até o topo da estaca no primeiro ano e depois cubra-a. Deixe crescer cerca de 4 a 5 brotos laterais. Agora você tem que deletar todo o resto. Uma boa dica antes de plantar videiras é mergulhar as raízes na água por cerca de três horas.

E sempre cave um buraco de plantio com cerca de 12 polegadas de profundidade e 12 polegadas de largura para cada videira. Você deve preencher quatro polegadas de solo superficial.

Devemos retirar as raízes quebradas e coloque a videira no buraco um pouco mais profundo do que cresceu no viveiro. Cubra as raízes da videira com cinco polegadas de solo e aperte. Encha com o terra restante, mas não aperte isso. Acrescente água na hora do plantio.

O crescimento

A menos que você tenha problemas de solo, tente não fertilizar no primeiro ano. Você deve fertilizar levemente no segundo ano de crescimento.

Use cobertura morta para manter a umidade uniforme ao redor da videira. A rede de malha é sempre útil para manter os pássaros longe dos frutos em brotamento.

Poda

A poda é sempre muito importante. As videiras dão frutos em ramos anuais. Se você tiver muitos galhos velhos (não podados), obterá menos uvas.

Se você podar suas videiras completamente todos os anos, obterá muito crescimento novo, mas, novamente, uvas insuficientes. Tente podar no final do inverno, quando a planta está dormente.

Mas o objetivo para o primeiro ano é criar um sistema radicular e um tronco mais fortes. Ao plantar na primavera, podar as videiras para três botões. Então espere até o primeiro inverno.

Se no caso você estiver cultivando as suas uvas em um caramanchão ou treliça: Cultive uma por poste, selecionando a cana mais forte.

Deixe a planta crescer até o topo do poste em seu primeiro ano e prenda-a ao poste à medida que cresce. Cubra com cana-de-açúcar no primeiro inverno e deixe crescer brotos laterais ao longo do topo da árvore.

Saiba que se você deixar suas videiras continuarem a crescer, elas produzirão sombra densa, mas muito poucos frutos. As uvas devem ser podadas todos os invernos, retirando-se os ramos que deram frutos do ano anterior, retirando-se cinco a seis gomos dos ramos velhos e deixando-se alguns ramos mais novos podados, deixando-se dois a três gomos.

O objetivo é sempre colocar cerca de 3 pés de galhos na grade. Remova quaisquer galhos fracos e finos. Você quer deixar galhos frutíferos suficientes na treliça para preenchê-la a cada verão, mas não tanto que se torne uma bagunça.

Mas se você cultivar uvas em estacas, corte as raízes laterais em três botões no primeiro inverno. Estes cresceram diversos brotos que produzirão uvas no próximo ano.

Sempre repita esta poda a cada inverno. Seu tronco deve ser capaz de suportar de quatro a sete galhos frutíferos por ano à medida que envelhece.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.